Saiba como decorar um quarto infantil

Do recém-nascido ao pré-adolescente, confira as dicas para tornar o espaço mais interessante

O quarto é grande parte do universo infantil, é onde a criança encontra um mundo só dela, de aprendizado e brincadeira. Por isso, e também tendo em vista a proximidade do Dia das Crianças, separamos algumas dicas para montar o quarto ideal para o seu filho e/ou pequeno preferido. Confira:

Bebês

Foto: Gerson Lima

Cores que passam tranquilidade são importantes na decoração dos quartos de bebês. É preferível optar pelas claras, em tons pastéis, que harmonizam com o mobiliário do recém-nascido e que criam um universo lúdico de inocência e segurança. Para adicionar originalidade ao ambiente, é interessante utilizar móveis com cores e materiais diferentes, desde que se mantenha uma identidade visual. Na foto, o berço de madeira em marrom, o troca-fraldas em azul, e o gaveteiro em branco seguem o estilo neoclássico, e, portanto, não destoam um do outro.

Crianças

Foto: Nenad Radovanovic

Depois de aprenderem a andar, as crianças querem descobrir o mundo. É a fase do faz-de-conta sem limites, e o ambiente deve combinar com a incessante busca de conhecimento. As cores intensas incentivam as brincadeiras e a imaginação da criança. É interessante dispor móveis com diversas utilidades, como a cama da foto que se transforma em casinha. Para organizar a bagunça, as caixas de brinquedos são essenciais.

Pré-adolescentes

Foto: Gerson Lima

Foto: Nenad Radovanovic

Com um pé na infância e outro na adolescência, é comum que os quartos de pré-adolescentes combinem elementos ainda um pouco infantis com características mais adultas. Nessa fase o jovem já manifesta com mais intensidade os seus interesses, então é estimulante respeitar os desejos e saber dosar o entretenimento com o estudo, deixando sempre um local para as tarefas e leitura.